domingo, 17 de julho de 2011

Água é vida.

Dia 11 deste mês saiu na Folha de São Paulo, sem fazer muito alarde, uma matéria triste que deveria ser destaque especial. A matéria dizia assim:
O lixo plástico na superfície dos oceanos é uma ameaça mortal para as baleias e os golfinhos. (...) Em 2008, 134 tipos de redes diferentes foram encontrados nos estômagos de duas cachalotes que encalharam no litoral da Califórnia, Estados Unidos, e que provavelmente morreram de oclusão intestinal. Em 1999, na cidade de Biscarrosse (sudoeste da França), uma baleia de Cuvier encalhou com 33 kg de plástico no corpo.

A notícia, que deveria chocar qualquer ser humano com um mínimo de consciência sobre a importância da vida e saúde dos oceanos não é, infelizmente, uma novidade.
No ano passado, o globo publicou: Já a ONU calcula que mais de um milhão de pássaros e 100 mil mamíferos e tartarugas marinhas morrem por ano por comerem ou ficarem presos em restos de plásticos.
Lembro-me de ter ficado chocada já na época da Expo Lisboa de 1998 sobre os oceanos, onde números críticos sobre a situação dos mares do mundo foram expostos.
Hoje vemos com tristeza a Grande Porção de Lixo do Pacífico (Great Pacific Garbage Patch), uma ilha de 7 milhões de toneladas de lixo plástico que se amontoa no oceano pacífico e que pode ter 2 vezes o tamanho do Texas.
A água de nosso planeta é finita e tanto a água salgada quanto a doce estão cada vez mais poluídas. Há mais de 10 anos atrás, quando eu era voluntária da SOS Mata Atlântica, já ouvia nas reuniões de diretoria que em 50 anos não teríamos mais água potável em São Paulo.
Água é vida. Sem ela, não haverá mais possibilidades, carreiras, viagens, compras, família, nada. Em alguns anos, a água poderá valer mais que o petróleo. Então, o que é mais importante? Pense apenas por um minuto na água limpa que você utiliza em um dia e verá a importância que ela tem para você. A água é nosso bem mais precioso. Precisamos cuidar dela agora.

Segue abaixo um projeto que busca a conscientização sobre a importância da água de maneira inteligente e sensível. Trata em específico da preservação dos Grandes Lagos (em inglês).




Não importa onde vivemos, os Grandes Lagos afetam a todos nós. E enquanto espécies de peixes desaparecem e taxas de defeitos de nascença e câncer crescem, uma coisa parece clara: os Grandes Lagos estão mudando e alguma coisa não está bem certa com a água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e participação!

Por questões de segurança e integridade do blog, sua mensagem será lida antes de ser publicada.

Se você gostou do projeto e do blog, siga-nos e ajude a divulgar a ideia.
Até breve,

Cláudia Nascimento