segunda-feira, 18 de julho de 2011

Moda Inclusiva

Cada ser humano é único, porém todos nós temos igualdade de direitos e necessidades semelhantes.

Ações diferenciadas garantem às pessoas com necessidades especiais o acesso aos recursos e oportunidades que qualquer ser humano deve ter. Um exemplo deste tipo de ação é o trabalho da estilista gaúcha Vitória Cuervo, que está organizando um Desfile de Moda Inclusiva dia 26 de agosto, atividade integrante da I Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, que será realizada nos dias 20 a 28 de agosto de 2011, pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O Projeto
(Texto adaptado do original da estilista)


Donna Fashion Iguatemi 2010
É direito de todos a igualdade de oportunidades e acesso à educação, lazer, saúde, cultura e o viver com dignidade. 

As pessoas com deficiências físicas, apesar do desconhecimento de muita gente, tem a necessidade de um vestuário diferenciado e adaptado, aliando conforto, funcionalidade, segurança e estética.

O vestuário adaptado deve ser projetado nas características individuais do usuário, respeitando suas limitações, dando mais autonomia ao facilitar o despir e o vestir. Deve-se ter também um cuidado maior na modelagem, na escolha dos tecidos e nos acabamentos.

Estar bem vestida, se sentir bonita e atraente faz bem para a auto-estima, sobretudo para aquelas pessoas que já tem tantas barreiras no dia-a-dia.

A Lei de Cotas (Lei 8213/91), que estabelece percentual de vagas no mercado de trabalho para trabalhadores com deficiências, abre um novo mercado consumidor, pois o mercado de trabalho exige uma postura adequada também se tratando do vestuário.

Vitória pretende fazer em todas suas coleções algumas peças adaptadas para aqueles que se identificarem com o estilo de suas criações, pois enfatiza que a moda é para todos, sem discriminação.

Para mais informações:
(O projeto possui propostas para empresas patrocinadoras.)

FERNANDA BRANDÃO - 55 51 98780468
VITÓRIA CUERVO - 55 51 99560151

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e participação!

Por questões de segurança e integridade do blog, sua mensagem será lida antes de ser publicada.

Se você gostou do projeto e do blog, siga-nos e ajude a divulgar a ideia.
Até breve,

Cláudia Nascimento