terça-feira, 26 de março de 2013

A Noite Escura da Alma

Li a respeito de um tema muito belo e profundo que os antigos chamavam de a “Noite Escura da Alma”, que fala de algo que colocamos em movimento, um catalizador que nos faz avançar, algo que a vida nos traz quando mais precisamos. Enquanto ia lendo, fui me identificando com uma passagem limítrofe da minha vida, pela qual passei anos atrás.

A noite escura da alma é um intervalo no tempo em que chegamos a um ponto tão crítico e escuro da vida, emocional e espiritualmente falando, que precisamos nos agarrar em algo para sobreviver. E este algo aparece diante de nós, extraordinário e muito atraente e, quando aceito, nos dá um impulso de mudança. “Você criou para si mesmo uma situação (...), despertou uma força interior que poderá vir a ser sua mais poderosa aliada. Quando você passa por uma experiência dessas, você ganha uma confiança nova inquebrantável” (Gregg Braden).



Imediatamente lembrei de uma época em que tive depressão e tudo a minha volta – trabalho, família, vida social, etc. - parecia um quarto escuro sem janelas nem portas. Naquela época pensei que nunca mais sairia de lá. Foi quando recebi um convite para fazer um curso de mestrado na USP e, apesar de todas as dificuldades, com o grande incentivo do meu orientador, resolvi aceitar o desafio.

Quando comecei todo esse processo que desencadeou outros e me transformou profundamente como ser humano, essa nova e inquebrantável confiança surgiu e novos horizontes se delinearam. Hoje sou uma pessoa completamente nova e muito mais feliz, vejo uma vida com infinitas possibilidades diante de mim. A beleza desse processo está em reconhecer que toda essa riqueza foi possível pelos momentos difíceis que passei. E, como diz Gregg Braden, é muito reconfortante saber que só puder passar por esse momento crítico porque fui eu mesma quem o criou, como uma alavanca para saltar o muro em direção a campos mais livres.

Neste momento em que celebramos a Páscoa, essa ideia se torna ainda mais bela, afinal a morte e a ressurreição significam transcender da escuridão para a luz, morrer para uma vida e renascer em outra.

Assim como o ano tem quatro estações: outono, inverno, primavera e verão, nossa alma também tem ciclos que fazem parte do processo de evolução. Perceber as sincronicidades da vida significa perceber também os sutis processos de transformação pelos quais passamos e entender que os tempos difíceis surgem para nos levar a momentos melhores, o verão do espírito.

8 comentários:

  1. Oi, Cláudia, muito lindo este post! Por favor, publique trechos do texto do autor, se possível.Parabéns!bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Larissa!
      Segue um:
      "O propósito da Noite Escura da Alma é nos fazer passar pela cura de nossos grandes medos. Uma coisa realmente curiosa a respeito da 'noite escura' é que, como os medos mudam conforme a pessoa, uma experiência assustadora para algumas poderá significar uma banalidade para outras".

      Isso porque o que aparece extremamente atraente neste momento e te faz dar o salto é algo que normalmente você não faria se não fosse irresistível. E esse algo em qualquer outra circustância seria até mesmo temido, mas se torna tão atraente que você assume a coragem de deixar a mudança fluir.

      Beijos, Cláudia

      Excluir
    2. Belo texto! Acho que muitos de nós já passaram por momentos assim. São imprescindíveis para a nossa evolução.
      Beijo, Luís Stancato

      Excluir
    3. Obrigada por seu comentário Luis, eu concordo, muitas pessoas já passaram e muitas estão passando. Sempre é bom ler as experiências de outras pessoas.
      Beijos!

      Excluir
  2. www.metodosilva.com.br9 de abril de 2013 às 09:59

    Como sempre acontece nesta página, novamente Cláudia Nascimento nos surpreende positivamente e estimula para observar processos evolutivos e transformadores de uma vida. Superando a inteligência racional que lhe acompanha em toda escolha de temas, ela é capaz de harmonizar os enfoques espirituais e poéticos que possui um conceito de tamanha envergadura. Julgo que, como leitores fieis aos ensinamentos deste site, devemos aceitar o convite e criar o hábito de observar todo momento da vida como essencial para chegada ao destino final. Devemos comprovar que depois da tormenta o sol brilha radiante dando a segurança da invisível e sutil sincronicidade manejada pela Alta Inteligência que governa o Universo. Obrigado por nos entregar tão poderosa ferramenta. Parabéns e queremos mais. Omar Jaled Mustafá Chama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Omar,

      Não há palavras para agradecer seu apoio e mensagem. Ela complementa o próprio texto e nos ilumina a compreensão.

      Você mais do que ninguém nos ajuda a perceber essa sincronicidade.

      Obrigada, Cláudia

      Excluir
  3. Cláudia , você nem imaginas o benefício que me fizestes,suas palavras tiveram o dom divino e banharam minha alma dando um alento e iluminando
    com um pouco de luz a NOITE ESCURA DE MINHA ALMA , estou em um processo onde tento dar tudo de mim para superar e conseguir ser uma sobrevivente desta noite escura . Tenho certeza que ao sair dela serei mais forte que antes, embora esteja no inicio da minha luta para ser uma
    sobrevivente. Vou continuar te visitando sempre. Obrigada, pois terás
    sempre uma parcela no meu êxito, que sei não vai demorar muito.
    22.06.13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por contribuir de forma positiva! Tenho certeza de que está no caminho do êxito pois confio na luz que existe dentro de cada um de nós. Quando eu passei por isso, não conseguia ver essa luz, mas há algo dentro e fora que nos guia mesmo sem sabermos e que cedo ou tarde abre as portas diante de nós. Venha sim nos visitar, em breve publicaremos um novo projeto que visa construir um mundo melhor a partir do equilíbrio de nosso próprio interior. Uma maneira de atrair essa luz para nós mesmos é ajudando o nosso entorno e nos sentindo parte dele.
      Um grande abraço.

      Excluir

Obrigada por sua visita e participação!

Por questões de segurança e integridade do blog, sua mensagem será lida antes de ser publicada.

Se você gostou do projeto e do blog, siga-nos e ajude a divulgar a ideia.
Até breve,

Cláudia Nascimento