sexta-feira, 1 de abril de 2011

Qualidade de Vida no Útero

Todos nós sabemos da sensibilidade e capacidade de percepção dos bebês, mesmo quando ainda são pequeninos seres no início da gestação e de como tudo o que eles captam irá ajudar a formar seu ser. Por isso a importância de as mães estarem sempre alegres, fazendo coisas que dão prazer e as deixam calmas, como ouvir uma boa música, ler um bom livro, comer bem, estar em paz e silêncio na natureza, fazer yoga, entre outras coisas.
Mas poucos sabem que a nova biologia afirma que os pais exercem influências sobre as características físicas e mentais de seus filhos. Os fetos realmente aprendem aquilo que percebem.
O biólogo celular Bruce H. Lipton afirma em seu livro “A Biologia da Crença”:
Essas criaturas tão pequenas e complexas têm uma vida no útero que influencia profundamente seu comportamento e sua saúde. ‘A qualidade de vida no útero, nosso primeiro lar, programa nossa suscetibilidade a doenças coronárias, ataques cardíacos, diabetes, obesidade e diversos fatores de nossa vida após o nascimento’, afirma o doutor Peter W. Nathanielsz. (...) Recentemente, descobriu-se haver uma ligação estreita entre distúrbios crônicos comuns em adultos – como osteoporose, oscilações de humor e até mesmo psicose – e as influências sofridas em seu período pré e perinatal.
Eu sempre me emociono ao ver trabalhos como este da Organização Pequenos Corações, onde pessoas trabalham para dar um suporte emocional e ao mesmo tempo fornecer informações às mães gestantes com bebês diagnosticados com problemas no coração.

3 comentários:

  1. Querida Cláudia, estou muito orgulhosa de vc,
    bjs
    Larissa

    ResponderExcluir
  2. Oi Clau,
    Demorou um pouquinho, mas vim conferir seu trabalho.
    Que gostoso ler seu blog! Me fez refletir sobre minha própria vida. Como é difícil estarmos abertos à "perceber" o mundo com todas as suas nuances, diante da correria do dia-a-dia. Por outro lado, se não o fazemos, só pioramos essa correria....
    Acho que veio de encontro com o que estou vivendo hoje...
    E esse post sobre a vida no útero eu vou indicar pra minha irmã, que está grávida. Adorei!
    Grande beijo e sucesso pra você!
    Chris

    ResponderExcluir
  3. Oi Chris, muito obrigada por seu comentário.
    Este projeto é um pouco isso, uma maneira de sair um pouquinho dessa correria superficial da vida e olhar para sua essência por um momento. Todos nós estamos precisando deste tempo para refletir porque o mundo está indo por caminhos muitas vezes duvidosos. Que bom que você gostou e parabéns por sua irmã!
    Beijos, Cláu

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e participação!

Por questões de segurança e integridade do blog, sua mensagem será lida antes de ser publicada.

Se você gostou do projeto e do blog, siga-nos e ajude a divulgar a ideia.
Até breve,

Cláudia Nascimento