quarta-feira, 9 de março de 2011

A Arte de Impactar

Um dos efeitos da arte sempre foi criar impacto, chamar a atenção para algo, seja em forma de beleza, protesto, choque ou ironia. O impacto pode levar a uma nova percepção, à conscientização de um sentimento, fato social, político, humano ou ambiental.
Esta característica da arte é gritante no trabalho do artista americano Chris Jordan. Seguem abaixo dois exemplos. De arrepiar.

A série “Running the Numbers II: Portraits of global mass culture” mostra o impressionante montante de lixo que estamos usando para repintar nossa paisagem.

Gyre, 2009





A imagem é formada por 2.4 milhões de peças de plástico, número estimado (em libras) do montante de poluentes de plástico que entram nos oceanos do mundo a cada hora. Os plásticos mostrados neste trabalho foram todos coletados no Oceano Pacífico.


Mas como nem tudo são trevas na humanidade, o trabalho a seguir, mais recente, mostra no mesmo estilo que o mundo está começando a despertar.

E Pluribus Unum







Nomes de milhões de organizações ao redor do mundo que são dedicadas à paz, administração ambiental, justiça social e à preservação de culturas indígenas e outras. Estima-se que existam entre 1 e 2 milhões de empresas atuais, número em crescimento.
Conheça o trabalho, vale à pena: http://www.chrisjordan.com

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, Clau!!!!!!!


    Ficou mto show, venho te visitar sempre

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Querida Cláudia,
    obrigada por divulgar este trabalho, é realmente fantástico. Fico feliz em saber que há muitas pessoas no mundo despertando para uma nova consciência. Seus textos tratam destas coisas que sentimos, expressam sentimentos profundos e belos de todos nós,
    parabéns,
    bjs
    LArissa

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Larissa,
    Este espaço é de todos nós, para que possamos ajudar a (re)criar essa consciência perdida.
    Você é muito bem-vinda!

    Beijos, Cláu

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e participação!

Por questões de segurança e integridade do blog, sua mensagem será lida antes de ser publicada.

Se você gostou do projeto e do blog, siga-nos e ajude a divulgar a ideia.
Até breve,

Cláudia Nascimento