terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Seja gentil, por favor

“Ser gentil com qualquer pessoa” é uma das coisas a se fazer “Num dia”, música de Arnaldo Antunes. Infelizmente é muito fácil perceber que o contrário é a regra. Podemos ver em um único dia como é comum a falta de gentileza por toda parte. Desde as pessoas que já acordam com mau-humor e não dizem bom dia, passando por aquelas que andam correndo no metrô sem ver ninguém à frente e atropelando todo mundo até os mais radicais, os quais não contentes em não serem gentis, ainda agridem os animais, os mais velhos ou qualquer pessoa, verbalmente ou não.
É incrível como um simples gesto pode mudar tudo à sua volta. Minha mãe sempre me ensinou que o sorriso é um meio seguro de se aproximar das pessoas. Isso é uma das grandes verdades que carrego comigo. Ganho o dia quando recebo o sorriso de uma criança, que é inocente e sincero. Assim deveriam ser nossos sorrisos para todos os que cruzam nosso caminho.
As pessoas parecem cegas, surdas e mudas, andam e agem como robôs, como se estivéssemos todos separados e não vivêssemos em sociedade, quando viver em sociedade significa não estarmos sozinhos. Somos um grupo vivendo em uma comunidade. Mas estamos todos amortecidos, dormentes, mergulhados na correria enlouquecedora do dia-a-dia.
O mundo precisa de mais pessoas gentis, de bom-humor, educadas, solícitas. A começar por nós mesmos.

Um comentário:

  1. Gentileza é o princípio de tudo. Concordo plenamente! Lembrou-me a música da Marisa Monte que fala do 'profeta Gentileza', que andava pelas ruas do Rio pregando a gentileza.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e participação!

Por questões de segurança e integridade do blog, sua mensagem será lida antes de ser publicada.

Se você gostou do projeto e do blog, siga-nos e ajude a divulgar a ideia.
Até breve,

Cláudia Nascimento