Para mim, o filme Babel é tão interessante porque trabalha um conceito fundamental para o ser humano, a importância do diálogo.
A incapacidade de dialogar gera discórdias, mal-entendidos, julgamentos, violência e pior, guerras. É preciso recriar a capacidade de dialogar no mundo.
O mundo mudou e com ele terão que mudar as regras, comportamentos e leis. Mas é preciso mudar também a própria consciência. O diálogo, nos tempos bíblicos ou atuais, mantém sua importância intocada porque é quesito do espírito humano.
É confortador saber que há pessoas, grupos e empresas exclusivamente dedicadas ao diálogo.
“Compreenda as diferenças. Aja sobre o que é comum”
é o lema da empresa americana Search for Common Ground (SFCG) http://www.sfcg.org/, que desde 1982 promove meios de encontrar soluções corporativas a partir das diversidades e conflitos entre partes opostas. Tudo com base na comunicação eficaz, na compreensão do lado oposto e na aprendizagem de produzir algo em conjunto, que não poderia ser criado por cada parte isoladamente.
As empresas estão começando a reconhecer o que as religiões descobriram faz tempo. As soluções podem aparecer mais facilmente da união que da separação, da compreensão e da capacidade de ouvir o outro.
Algo para todos nós aprendermos.
Quando existe o entendimento entre os seres, existe o impossível:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua visita e participação!
Por questões de segurança e integridade do blog, sua mensagem será lida antes de ser publicada.
Se você gostou do projeto e do blog, siga-nos e ajude a divulgar a ideia.
Até breve,
Cláudia Nascimento