domingo, 13 de setembro de 2015

A Fé tem Alma

Diz o ditado que a fé é cega. Há pouco tempo tive uma conversa onde a outra pessoa se mostrou incomodada com a minha crença, como se esta me desviasse da realidade e me tornasse uma pessoa iludida.

Fiquei refletindo sobre como é difícil para algumas pessoas ver o positivo, acreditar que há uma força maior por trás daquilo que acontece e reconhecer uma realidade que não é tão palpável em determinados momentos da vida. Penso que a fé não é cega, ter fé não é simplesmente acreditar sem motivos porque dizem que é bom ou crer por afinidade em um conceito que parece belo, mas que não é sentido. Acho que é bem ao contrário disso, comecei a definir a fé para mim mesma como um abrir os olhos, fruto de um despertar. A fé é o resultado de um conjunto de sentimentos, conhecimentos e percepções que vamos cultivando, alimentando e adquirindo e que nos permite ver além do que o mundo físico é capaz de nos mostrar. A fé é um estado perceptivo a ser alcançado.

Um importante rabino da mística judaica, conhecido como o Maharal de Praga ensinava: “A relação entre o ser humano e a espiritualidade é como a relação entre o peixe e a água, no momento que fica longe dela, perde a sua vitalidade”.


Assim que nos afastamos dos mistérios mais profundos da existência, começamos a morrer aos poucos e o sofrimento é inevitável, nos impedindo de crer que ainda há esperança, uma luz no fim do túnel.

Assim como o atleta precisa de horas de treino para adquirir certa flexibilidade e capacidades físicas incomuns para uma pessoa qualquer, o ser humano também precisa de horas de reflexões silenciosas, estudo e prática para o espírito para adquirir uma percepção mais sofisticada da realidade. 

Capacidades espirituais ou místicas são fruto de treino e dedicação.


A realidade pode parecer a mesma para todos os seres, mas a forma como percebemos as coisas é diferente para cada um de nós de acordo com nossos estados internos. Vivemos vidas diferentes em realidades diferentes dentro do mesmo mundo. Quando sinto certeza absoluta de que tudo ficará bem, independente de quão escura uma situação possa parecer exteriormente, é porque fiz nascer e crescer dentro de mim uma conexão com essa força que está por trás do aparente. Essa luz interna me permite ver, sentir e perceber as coisas de uma maneira diferente, me permite enxergar novos horizontes e a força de uma luz maior que pode dissipar qualquer escuridão em frações de segundo. 

A fé não é vazia nem cega, assim como a alma, ela precisa evoluir e crescer, sair do lodo e alcançar a luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e participação!

Por questões de segurança e integridade do blog, sua mensagem será lida antes de ser publicada.

Se você gostou do projeto e do blog, siga-nos e ajude a divulgar a ideia.
Até breve,

Cláudia Nascimento