domingo, 21 de agosto de 2011

Pelo amor aos animais

Desde que me entendo por gente, amo os animais, todos eles. Em casa, sempre tivemos bichinhos de estimação: hamsters, peixe, cachorros, coelho, até mesmo passarinhos e pombas que, por aparecem machucados, cuidamos até se curarem. Alguns quiseram sua liberdade de volta e nos deixaram, outros preferiram ficar.

Scotch
Porém meu amor mais profundo a um animal veio com meus dois últimos cães. Duas almas boas demais que me encantaram e me ensinaram a pureza de amar um bichinho como estes. Um deles nos deixou em 2009, resultado de uma doença grave que nos fez sofrer muito, mas também nos ensinou muito. Scotch era tão bonzinho que, mesmo doente, tinha ânimo suficiente para continuar pegando nosso sapato e sair correndo para brincar, mesmo que por 1 minuto. Ele me ensinou que, quando amamos, cuidamos da melhor maneira que podemos.
Fico pensando em como há tantas pessoas que respeitam e amam tão pouco essas criaturas de Deus a ponto de abandoná-las como se faz com uma roupa velha, quando estão de mudança e não há espaço suficiente para levá-los ou quando simplesmente se cansam de ter que limpar sua sujeira e alimentá-los todos os dias.

Muitas pessoas pensam que os animais não sentem ou pensam. Está certo, talvez não pensem como nós, mas que há um grau básico de capacidades mentais, isso já foi descoberto há muitos anos. O próprio Charles Darwin já havia escrito que o homem e os animais possuem as mesmas faculdades de imitação, atenção, deliberação, escolha, memória, imaginação e raciocínio, embora em graus muito diferentes.


Pesquisas recentes mostram que os bichos não são assim tão diferentes de nós. Sabemos agora que os peixes, as aves, os animais domésticos, todos os animais selvagens e os répteis que rastejam sobre a terra têm memória, personalidade e linguagem, diz Tiago Cordeiro em reportagem à Super.

Tiago também diz que, provavelmente pelos muitos mil anos de convívio conosco, os cães nos conhecem muito bem. Eles aprendem tanto através do olhar que se tornam capazes de antecipar os movimentos dos seus donos. Se o dono vai na direção de um cão para abraçá-lo ou para brigar, ele percebe antes e antecipa a reação.
Testes de psicologia mostram que a maioria das espécies possui diferentes níveis de extroversão, altruísmo, criatividade e abertura a novas experiências. Mas, além disso, a maioria apresenta também quadros de depressão. Lembro-me quando fui viajar e fiquei 3 meses fora de casa. Tive um pesadelo com o Scotch e fiquei agoniada para voltar. Quando finalmente cheguei, Scotch apresentou um quadro de depressão profunda que teve que ser tratado com remédios. O quadro se repetiu quando foi a vez de minha mãe estar fora por alguns meses.

Fonte: Folha de São Paulo
Uma matéria deste mês de agosto da Folha de São Paulo mostrou que, ao morrer o hipopótamo-fêmea Tetéia, de 53 anos, do Zoológico de São Paulo, sua filha Sininho, de 10, “quase não saiu da água e se recusou a comer”, fez greve de fome durante 2 dias pela falta de companhia da mãe.
Precisamos desviar do ponto de vista que nos torna superiores, assumir uma maior humildade diante destes animais supostamente menores e por fim reconhecer que não estamos sozinhos, somos apenas uma espécie coexistindo com milhares de outras no processo comunicativo do planeta.


Ação pelos Animais

Uma iniciativa exemplar em se tratando de defesa animal é a 1ª Delegacia especial para proteção animal em São Paulo, que possui vários projetos contra crimes animais e conseguiu uma grande vitória recentemente, a aprovação e criação pelo Ministério Público de São Paulo de um "Grupo Especial" com atribuições de Defesa Animal, como solicitado pelo Deputado Fernando Capez. É possível aderir às suas causas na página do Facebook:
http://www.facebook.com/delegaciaanimal


Outra nobre iniciativa é o da ONG carioca Ação Animal que, com a missão de buscar a harmonização entre os animais, o meio ambiente e os seres humanos, trabalha pela defesa da causa animal através da adoção de animais abandonados (o que é crime: Lei Municipal nº 4731/07) e conscientização para a posse responsável.

7 comentários:

  1. Clau,

    Que post bonito e que assunto tão importante. Respeitar os animais é compreender a grandeza da natureza, e do amor.

    Beijos de nós 5 (eu, Beto, Ulisses, Vésper, Madruguinha e os peixes todos!)


    Stella

    ResponderExcluir
  2. Amar os animais realmente nos transforma. Obrigada pelas palavras Stella. Beijos a todos da família!

    ResponderExcluir
  3. Ai que saudade do Scotch. Parabéns Clau pelo lindo artigo.
    Os animais são não só nossos companheiros mas tb nossos
    irmãos. Tenho pensado muito no Scotch esses dias e parece
    q ele faz mais falta a cada dia. Bjs da Mamãe

    ResponderExcluir
  4. Obrigada mãe. Ele foi e ainda é nosso anjinho. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Cláudia, seu site é maravilhoso, um bálsamo. Terei muito prazer em divulgá-lo em minha coluna de quinta do G1. O amor aos animais e à natureza nos une. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Olá João, obrigada por seu comentário! Fico sempre muito feliz em ouvir opiniões como a sua. O amor sempre une, se é que há alguma separação, não é mesmo?
    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Corrigindo a esposa, nós 150 (já que os peixes estão dentro) mandamos um beijo

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e participação!

Por questões de segurança e integridade do blog, sua mensagem será lida antes de ser publicada.

Se você gostou do projeto e do blog, siga-nos e ajude a divulgar a ideia.
Até breve,

Cláudia Nascimento