domingo, 26 de junho de 2011

A verdadeira finalidade da educação é a formação do caráter. (Sai Baba)


Se pararmos para pensar, em todo lugar onde encontramos problemas, chegamos à mesma conclusão sobre onde está sua origem: na Educação. A forma como conduzimos nossa política? A sujeira nas ruas que leva às enchentes? O comportamento cruel, desrespeitoso e criminoso dos cidadãos? Os maus-tratos contra animais? O consumo que destrói? Se a educação fosse diferente em sua origem, como tais atitudes e situações poderiam ser diferentes? E esta lista poderia seguir indefinidamente.
Parece que ninguém está muito interessado em salvar a educação. O que todos deixam de ver são os efeitos da educação no crescimento de uma nação e na melhoria do relacionamento entre as pessoas, o que traz mais prosperidade e felicidade a todos.
Mas acho que há uma questão ainda mais crítica, não apenas não damos o real valor à educação, mas não compreendemos sua essência. A verdadeira educação não origina apenas conhecimentos científicos. Deve ser iniciada no seio da família, continuada pelas escolas e reforçada em qualquer atividade que envolva um relacionamento humano.
Sathya Sai Baba, o guru indiano que partiu para a eternidade em abril deste ano e que fundou escolas baseadas nos valores humanos, com a meta de criar uma educação que unisse a excelência humana e a excelência acadêmica, define:
A verdadeira educação é aquela que concede ao homem a riqueza da moralidade, da espiritualidade e o caráter. O propósito da educação não é meramente sustentar o corpo, ela deve alargar a mente do homem e torná-lo um ideal e uma pessoa virtuosa.
Sai Baba dizia que o homem de hoje está dominando várias formas de conhecimento, porém não conhece a si mesmo, a natureza de seu corpo e de sua mente. O problema disso é que quando não nos conhecemos, ignoramos nosso amor interno. Quando não há amor, abrimos as portas para qualidades doentias. E sempre projetaremos aquilo que carregamos por dentro, criando um círculo vicioso no mundo.
Tudo aquilo que vivenciarem do lado de fora nada mais é do que o reflexo, a reação e a ressonância daquilo que está em seu coração. Hoje as qualidades negativas prevalecem no mundo. Qual a razão disto? A razão é que o coração do homem hoje está cheio de sentimentos negativos. Tudo que é testemunhado no mundo é o reflexo do coração do homem.
Nossa educação deve beneficiar nossas vidas e nossas famílias, fazendo-nos prosperar, mas, ao mesmo tempo, deve beneficiar a sociedade em que vivemos, a sociedade global e nosso Planeta, porque cada dia se torna mais evidente a interdependência entre todos eles.

2 comentários:

  1. É verdade! só que muitas famílias estão escassas de educação!!Simplesmente mandam os filhos pra escolas pra se livrarem deles por algumas horas, e não contribuem em nada no desenvolvimento dos filhos, muitos ainda acreditam que é dever só da escola de educar suas crianças.
    Hoje o nosso dever como educador é trabalhar juntamente com a família no desenvolvimento do aprendizado da criança, só que fica difícil, pois a maioria dos pais de família hoje não tem tempo para os filhos, e a responsabilidade acaba sobrando somente para o professor.

    Comentário referente ao trecho onde envolve a família.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por seu comentário. Justamente por nos encontrarmos nessa situação é que precisamos trabalhar pela conscientização da importância da boa educação que deve partir do núcleo familiar. Neste sentido, um trabalho muito nobre é o instituição Escola de Pais http://escoladepais.org.br/

    A Escola de Pais é uma instituição particular, voluntária e gratuita, que está aberta a todos os interessados na educação e orientação de jovens e crianças. Alguns de seus objetivos são:

    Reforço à família, conscientização da paternidade responsável; preparação para um mundo em constante mudança; transmissão de conhecimentos básicos de psicologia e pedagogia e de técnicas educativas que favoreçam a reformulação de conceitos e a convivência entre pais e filhos.

    Vale a pena conferir!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e participação!

Por questões de segurança e integridade do blog, sua mensagem será lida antes de ser publicada.

Se você gostou do projeto e do blog, siga-nos e ajude a divulgar a ideia.
Até breve,

Cláudia Nascimento