domingo, 31 de julho de 2011

Que cada ato, seja uma ação, palavra ou pensamento, se manifeste como um ritual sagrado

Muitos mestres dizem que devemos viver em estado de oração. O que isso quer dizer? Eu penso que atingimos este estado quando percebemos que aquilo que fazemos influencia e é influenciado por tudo o que está à nossa volta. Há ligações, muitas invisíveis, que nos unem a todos os seres, animados e inanimados. Quando há uma compreensão de que nós interferimos interna e externamente através de nossas vibrações, adquirimos um respeito tal que agimos com mais amor. Daí aquela famosa frase que diz que devemos amar o que fazemos e não fazer o que amamos porque compreendemos que somos seres únicos, que há um propósito maior para o que cada um de nós está fazendo neste planeta, neste exato momento, nesta exata empresa em que estamos, na família em que nascemos, na cidade em que vivemos.


Se todos trabalhassem para obter seu sustento, e não mais, haveria bastante alimento e ócio suficiente para todos. Então, não haveria gritos de superpopulação, nem enfermidades, nem a miséria que vemos ao nosso redor. (...) Os homens poderão, sem dúvida, fazer muitas outras coisas com seus corpos e mentes, mas tudo deveria ser um trabalho de amor pelo bem-estar comum.

Mahatma Gandhi


Viver desta maneira seria, sim, um eterno estado de oração, uma maneira sagrada de viver, onde cada ato nosso se realizaria com beleza e poder, como um verdadeiro ritual direcionado ao bem comum de todos os seres.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Para Refletir...

"É pelo olho que o homem floresce".

"Imagens são palavras que nos faltaram".

Poeta Manoel de Barros

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Moda Inclusiva

Cada ser humano é único, porém todos nós temos igualdade de direitos e necessidades semelhantes.

Ações diferenciadas garantem às pessoas com necessidades especiais o acesso aos recursos e oportunidades que qualquer ser humano deve ter. Um exemplo deste tipo de ação é o trabalho da estilista gaúcha Vitória Cuervo, que está organizando um Desfile de Moda Inclusiva dia 26 de agosto, atividade integrante da I Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, que será realizada nos dias 20 a 28 de agosto de 2011, pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O Projeto
(Texto adaptado do original da estilista)


Donna Fashion Iguatemi 2010
É direito de todos a igualdade de oportunidades e acesso à educação, lazer, saúde, cultura e o viver com dignidade. 

As pessoas com deficiências físicas, apesar do desconhecimento de muita gente, tem a necessidade de um vestuário diferenciado e adaptado, aliando conforto, funcionalidade, segurança e estética.

O vestuário adaptado deve ser projetado nas características individuais do usuário, respeitando suas limitações, dando mais autonomia ao facilitar o despir e o vestir. Deve-se ter também um cuidado maior na modelagem, na escolha dos tecidos e nos acabamentos.

Estar bem vestida, se sentir bonita e atraente faz bem para a auto-estima, sobretudo para aquelas pessoas que já tem tantas barreiras no dia-a-dia.

A Lei de Cotas (Lei 8213/91), que estabelece percentual de vagas no mercado de trabalho para trabalhadores com deficiências, abre um novo mercado consumidor, pois o mercado de trabalho exige uma postura adequada também se tratando do vestuário.

Vitória pretende fazer em todas suas coleções algumas peças adaptadas para aqueles que se identificarem com o estilo de suas criações, pois enfatiza que a moda é para todos, sem discriminação.

Para mais informações:
(O projeto possui propostas para empresas patrocinadoras.)

FERNANDA BRANDÃO - 55 51 98780468
VITÓRIA CUERVO - 55 51 99560151

domingo, 17 de julho de 2011

Água é vida.

Dia 11 deste mês saiu na Folha de São Paulo, sem fazer muito alarde, uma matéria triste que deveria ser destaque especial. A matéria dizia assim:
O lixo plástico na superfície dos oceanos é uma ameaça mortal para as baleias e os golfinhos. (...) Em 2008, 134 tipos de redes diferentes foram encontrados nos estômagos de duas cachalotes que encalharam no litoral da Califórnia, Estados Unidos, e que provavelmente morreram de oclusão intestinal. Em 1999, na cidade de Biscarrosse (sudoeste da França), uma baleia de Cuvier encalhou com 33 kg de plástico no corpo.

A notícia, que deveria chocar qualquer ser humano com um mínimo de consciência sobre a importância da vida e saúde dos oceanos não é, infelizmente, uma novidade.
No ano passado, o globo publicou: Já a ONU calcula que mais de um milhão de pássaros e 100 mil mamíferos e tartarugas marinhas morrem por ano por comerem ou ficarem presos em restos de plásticos.
Lembro-me de ter ficado chocada já na época da Expo Lisboa de 1998 sobre os oceanos, onde números críticos sobre a situação dos mares do mundo foram expostos.
Hoje vemos com tristeza a Grande Porção de Lixo do Pacífico (Great Pacific Garbage Patch), uma ilha de 7 milhões de toneladas de lixo plástico que se amontoa no oceano pacífico e que pode ter 2 vezes o tamanho do Texas.
A água de nosso planeta é finita e tanto a água salgada quanto a doce estão cada vez mais poluídas. Há mais de 10 anos atrás, quando eu era voluntária da SOS Mata Atlântica, já ouvia nas reuniões de diretoria que em 50 anos não teríamos mais água potável em São Paulo.
Água é vida. Sem ela, não haverá mais possibilidades, carreiras, viagens, compras, família, nada. Em alguns anos, a água poderá valer mais que o petróleo. Então, o que é mais importante? Pense apenas por um minuto na água limpa que você utiliza em um dia e verá a importância que ela tem para você. A água é nosso bem mais precioso. Precisamos cuidar dela agora.

Segue abaixo um projeto que busca a conscientização sobre a importância da água de maneira inteligente e sensível. Trata em específico da preservação dos Grandes Lagos (em inglês).




Não importa onde vivemos, os Grandes Lagos afetam a todos nós. E enquanto espécies de peixes desaparecem e taxas de defeitos de nascença e câncer crescem, uma coisa parece clara: os Grandes Lagos estão mudando e alguma coisa não está bem certa com a água.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Na Mídia

Nosso projeto foi indicado pelo Conviva Nº 55, jornal trimestral da ADEVA - Associação de Deficientes Visuais e Amigos.

A empresa tem 33 anos de história em projetos que integram o deficiente visual na sociedade, principalmente por meio de sua inclusão no mercado de trabalho, uma ação lindíssima e muito necessária.

É uma honra para nós sermos indicados nesta publicação!

Faça o download em:  http://www.adeva.org.br/