quinta-feira, 30 de junho de 2011

domingo, 26 de junho de 2011

A verdadeira finalidade da educação é a formação do caráter. (Sai Baba)


Se pararmos para pensar, em todo lugar onde encontramos problemas, chegamos à mesma conclusão sobre onde está sua origem: na Educação. A forma como conduzimos nossa política? A sujeira nas ruas que leva às enchentes? O comportamento cruel, desrespeitoso e criminoso dos cidadãos? Os maus-tratos contra animais? O consumo que destrói? Se a educação fosse diferente em sua origem, como tais atitudes e situações poderiam ser diferentes? E esta lista poderia seguir indefinidamente.
Parece que ninguém está muito interessado em salvar a educação. O que todos deixam de ver são os efeitos da educação no crescimento de uma nação e na melhoria do relacionamento entre as pessoas, o que traz mais prosperidade e felicidade a todos.
Mas acho que há uma questão ainda mais crítica, não apenas não damos o real valor à educação, mas não compreendemos sua essência. A verdadeira educação não origina apenas conhecimentos científicos. Deve ser iniciada no seio da família, continuada pelas escolas e reforçada em qualquer atividade que envolva um relacionamento humano.
Sathya Sai Baba, o guru indiano que partiu para a eternidade em abril deste ano e que fundou escolas baseadas nos valores humanos, com a meta de criar uma educação que unisse a excelência humana e a excelência acadêmica, define:
A verdadeira educação é aquela que concede ao homem a riqueza da moralidade, da espiritualidade e o caráter. O propósito da educação não é meramente sustentar o corpo, ela deve alargar a mente do homem e torná-lo um ideal e uma pessoa virtuosa.
Sai Baba dizia que o homem de hoje está dominando várias formas de conhecimento, porém não conhece a si mesmo, a natureza de seu corpo e de sua mente. O problema disso é que quando não nos conhecemos, ignoramos nosso amor interno. Quando não há amor, abrimos as portas para qualidades doentias. E sempre projetaremos aquilo que carregamos por dentro, criando um círculo vicioso no mundo.
Tudo aquilo que vivenciarem do lado de fora nada mais é do que o reflexo, a reação e a ressonância daquilo que está em seu coração. Hoje as qualidades negativas prevalecem no mundo. Qual a razão disto? A razão é que o coração do homem hoje está cheio de sentimentos negativos. Tudo que é testemunhado no mundo é o reflexo do coração do homem.
Nossa educação deve beneficiar nossas vidas e nossas famílias, fazendo-nos prosperar, mas, ao mesmo tempo, deve beneficiar a sociedade em que vivemos, a sociedade global e nosso Planeta, porque cada dia se torna mais evidente a interdependência entre todos eles.

terça-feira, 21 de junho de 2011

O poder das Palavras

Este vídeo é parte da campanha "Anistia Internacional", que defende os direitos humanos de indivíduos ao redor do mundo. A campanha mobiliza pessoas com o objetivo de prover esperança e transformar vidas através de ações simples e poderosas.

Os apoiadores da causa têm usado o poder das palavras para exigir liberdade e justiça para incontáveis defensores de direitos humanos ao redor do mundo.

O vídeo está apenas em inglês. Para saber mais: http://www.amnestyusa.org/


terça-feira, 14 de junho de 2011

Para Refletir...

" Cuidar dos interesses de nossos vizinhos é essencialmente cuidar de nosso próprio futuro. "
Dalai Lama